• Catarina Correia

Menopausa sem dramas!






Texto vídeo:


Hoje vamos falar um pouquinho sobre a menopausa.


Por vezes, a menopausa não é bem-encarada nem aceite, no entanto, temos de aligeirar este tema e aceitá-lo como um novo ciclo na vida. No fundo é disso que se trata.

E para que isso aconteça, idealmente, é necessária uma preparação para que quando esse novo ciclo chegar a passagem seja mais leve e fluida.


É verdade que vamos ter alterações hormonais significativas, mas podemos ter uma passagem abrupta ou uma passagem suave. Algumas mulheres acabam por entrar na menopausa sem se darem conta, sendo a única diferença a falta de menstruação. Outras, por sua vez, são praticamente atropeladas por uma série de sintomas como calor, sudorese, palpitações, insónias, irritabilidade, enxaquecas, dor na relação sexual, dores musculares e articulares e mais uma série de sintomas bem maçadores.


Então o ideal é começar a equilibrar o corpo antes dessa fase chegar.


Na literatura antiga da Medicina Chinesa é referido que aos 49 anos o Ren Mai (Vaso da Concepção) fica vazio e o Chong Mai seca. Isto é natural. É fisiológico. É inevitável. Assim como, é inevitável alteração ao nível do Qi, porém o Xuè (Sangue) deverá manter-se o mais intacto possível (sendo compensado pela energia do Rim).


E como podemos facilitar este processo?


Tendo um estilo de vida saudável. Então se respeitar o seu corpo, se respeitar o seu tempo, se respeitar as suas emoções já temos um grande atalho no percurso. É claro que cada pessoa é uma pessoa e por isso precisamos de avaliar cada caso individualmente. Mas os pilares são os mesmos de um estilo de vida saudável.


É claro que podemos limar arestas e polir a entrada nesta nova fase, e podemos fazê-lo com tratamentos de acupuntura, com farmacopeia (que é a minha terapêutica de eleição), podemos recorrer a alguns alimentos em particular. A prática de exercício físico é extremamente importante também, e cuidar muito das emoções! Eu sempre friso bem a questão emocional e o impacto que tem no corpo.


Evite guardar mágoas e rancores. Por vezes levamos uma vida a armazenar emoções negativas, originadas pelas ações de outras pessoas, que nos lesam internamente. No final da conta, os mais prejudicados somos nós. Não vale a pena. Escape desta cobrança. Se o conseguir fazer sozinha, ótimo. Se não o conseguir, procure ajuda de um psicólogo, faça terapia ou transmute da forma que achar melhor: dance, leia, pinte. O que lhe der mais prazer.


Esta fase pode ser uma fase maravilhosa se se permitir. É a fase em que pode explorar o seu corpo sem o medo de uma gravidez ou sem a atrapalhação de métodos contracetivos. É uma das fases de maior concentração de conhecimento, de sabedoria, de se permitir ser quem é. Se voltarem no tempo, vão verificar que as mulheres de hoje, com 50-60 anos de idade, nada têm a ver com as mulheres da mesma idade nas gerações anteriores. O próprio espírito, a liberdade, a confiança, estão muito melhorados.


Vamos lá aproveitar isso!


A pensar em vocês, fiz um pdf com algumas dicas de alimentação, exercício físico e hábitos de vida que a poderão ajudar durante esta fase. Para terem acesso, deverão enviar mensagem, através do site, solicitando o pdf “MENOPAUSA SEM DRAMAS”.


Ressalvo que este aconselhamento não substitui o aconselhamento médico ou terapêutico e que para uma orientação mais personalizada deverá recorrer a consulta presencial.


#mesnopausa #medicinachinesa #acupuntura #dicasnaturaisparamenopausa #dicasmenopausa #aliviarsintomasmenopausa #tratamentomenopaus #saudedamulher #tcm #mtc #catarinacorreiamtc

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo