top of page
  • Foto do escritorCatarina Correia

6 Dias fértil



Se algum dia me pedissem para identificar o erro mais comum de quem tenta alcançar uma gravidez espontânea, seria a falta de conhecimento do seu corpo e do seu ciclo.


Uma das minhas grandes batalhas é difundir informação para que a autonomia seja a maior possível.


Quantas mensagens recebo de mulheres que tentam engravidar e que me questionam quando devem ter relações… quantas mulheres mandam mensagem a partilhar que houve um descuido com a contraceção e que têm medo de estarem grávidas… quantas dúvidas sobre o seu ciclo e sobre si.


Não estou com isto a apontar o dedo a nenhuma delas, nunca o faria, mas confesso a minha frustração por saber que podíamos ter feito muito mais por elas… porque é que ensinamos a somar um mais um e não ensinamos coisas tão importantes como escutar o seu corpo, perceber o seu funcionamento. Ai, como me sinto frustrada!


São 6 os dias férteis do teu ciclo: 5 antes da ovulação e o próprio dia da ovulação. Se tiveres relações sexuais desprotegidas no dia anterior ou no próprio dia da ovulação, tens 30% de probabilidades de engravidar. Nos anteriores dias férteis, esta probabilidade passa para 10%.


E por favor, não acredites nas aplicações que sugerem o teu período fértil, mas não avaliam temperatura basal, muco cervical e abertura do colo do útero. Ainda não existe uma eficiência divinatória que consiga precisar com toda a exatidão só com o preenchimento do teu nome e o número de dias do teu ciclo.






Fontes: “Timing of sexual intercourse in relation to ovulation” Wilcox, Weinberg, Baird


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page