top of page
  • Foto do escritorCatarina Correia

Será que a carne afeta a conceção?



Alguns estudos têm mostrado que o elevado consumo de carnes vermelhas e frango (todos os dias) levou a funções ovulatórias empobrecidas e baixas taxas de conceção. Por sua vez, o consumo elevado de proteínas vegetais melhorou a função ovulatória.


Agora vamos transpor para a Medicina Tradicional Chinesa, o que a MTC refere sobre o tipo de alimentos que melhoram a energia do Rim e do BP, tão importantes nas funções e qualidade ovulatória? A MTC orienta a basear a alimentação em alimentos como feijão preto, feijão azuqui, lentilhas e quinoa, por exemplo. Hoje a ciência começa a compreender o que a MTC diz há vários anos.


Quando engravidei da Mada e do Gaspar, estava a fazer uma alimentação vegetariana há meio ano. Na altura, quando referi o tipo de alimentação que eu fazia, as duas obstetras por quem fui seguida recomendaram-me a abandonar essa alimentação pelos riscos que trazia. Disseram-me que, como era uma gravidez gemelar não recomendavam de todo uma alimentação vegetariana. Aquilo que eu ouvi internamente foi: “Se algo de errado acontecer, a culpa é tua e da tua insistência em manteres o vegetarianismo”. Isto foi um baque e tive dificuldades em digerir bem aquela questão.


Mantive nas primeiras 10 semanas de gravidez. Depois o medo da culpa venceu. Hoje teria feito diferente. Hoje tenho outro conhecimento e outra confiança sobre o tema. Afinal, se a alimentação que eu fazia tinha-me ajudado a engravidar de gémeos, certamente não lhes iria criar descompensação…





Fontes: ZW, Guide to fertility and assisted conception

14 visualizações0 comentário
bottom of page