top of page
  • Foto do escritorCatarina Correia

Reprodução assistida e Acupuntura




Hoje trago-vos um artigo super interessante sobre o impacto da acupunctura na taxa de gravidez em pacientes que recorreram a reprodução assistida.


Este estudo comparou 160 pacientes, que recorreram a diversas técnicas de reprodução assistida, como FIV, IIU, ICSI, entre outros. Sendo que ambos os fatores de infertilidade estavam presentes, ou seja, casos de infertilidade feminina (obstrução tubária, ovários poliquísticos, endométrio fino, etc) e casos de infertilidade masculina (alterações na motilidade e formas dos espermatozóides).


O estudo contemplou 2 sessões de acupuntura, uma antes e outra depois, do procedimento de procriação medicamente assistida.


Os resultados foram maravilhosos, mesmo com uma intervenção reduzida de sessões de acupuntura.

O grupo que fez acupuntura obteve uma taxa de sucesso de 42,5% (34 grávidas de 80 tentantes), enquanto que o grupo de controlo obteve apenas 26,3% (21 grávidas de 80 tentantes).


Embora seja um estudo antigo (2002), a realidade é que certamente a tendência será aumentar esta taxa de sucesso, visto que as técnicas de reprodução assistida estão neste momento com taxas de sucesso superiores. Associando a isso uma intervenção mais assídua de acupuntura, e até de outras técnicas de medicina chinesa, acredito que esta taxa subirá significativamente.


Obs.:

- Máximo de 3 embriões transferidos (conforme lei Alemã à data do estudo);

- Consideração de taxa de sucesso, com 6 semanas de gravidez;




Artigo publicado na Revista Fertility & Sterility Vol77, n4 Abril 2002, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.



16 visualizações0 comentário
bottom of page