top of page
  • Foto do escritorCatarina Correia

Cicatriz de cesariana - cuidados a ter


Hoje vamos falar sobre a cicatriz da cesariana, cuidados a ter, o que deve fazer para uma cicatriz bonita e ténue.


O início da intervenção deverá ser feito após 3 dias da cirurgia, sendo que este tempo contempla a normal cicatrização do tecido, ou seja, sem zonas abertas ou infeccionadas.

Se a coloração estiver muito diferente do tom de pele normal, se começar a sentir a região endurecida ou com alguma manifestação disforme, poderá indicar que se está a formar um quelóide ou uma fibrose.


Numa primeira fase deverá repousar o máximo, sendo que se o médico obstetra autorizar deverá iniciar as sessões de drenagem linfática para minimizar o risco de cicatrização disforme, diminuindo o inchaço e consequentemente a dor ou desconforto no local.


Assim que a cicatriz estiver bem fechada, deverá iniciar a massagem. Preferencialmente gosto do óleo de rosa mosqueta biológico, mas podem utilizar gel de aloé, ou algum produto cicatrizante que é disponibilizado na farmácia. O mais importante é massajar e hidratar. Se se mantiver com inchaço localizado a drenagem deverá ser mantida também.

Caso haja ocorrência de tecido fibroso (o tecido fibroso é o crescimento desordenado das fibras de colagénio), é normal que haja algum desconforto ao massajar, mas em nenhuma das vezes deverá existir dor! Procurem um profissional para vos dar algumas indicações sobre como fazer a massagem em casa.


Após 20 dias podem iniciar procedimentos com equipamentos. Eu gosto imenso dos infravermelhos e da radiofrequência específica para pós-cirúrgico, estes tratamentos permitem o realinhamento das fibras de colagénio, melhorando o aspecto da cicatriz, ou seja permitem a diminuição do relevo da pele e alteração da coloração.


Em gabinete, o protocolo que normalmente faço é o seguinte: eletroacupuntura (não abdico desta intervenção, funciona muito bem!), infravermelhos, radiofrequência e massagem. No entanto, cada tratamento é individualizado e, por vezes, o protocolo altera ligeiramente.


Como referi anteriormente o protocolo com aparatologia é iniciado após 20 dias da cirurgia, no entanto, a indicação para as manobras de massagem devem ser instruídas numa fase inicial. Caso se sinta com dúvidas, insegura ou se a equipa que a segue não lhe deu orientações sobre as técnicas que poderá utilizar para minimizar possíveis deformidades cicatriciais, solicite orientação junto de um profissional habilitado.

A prevenção deverá ser sempre priorizada!


Agora se a sua cicatriz já tem mais de meio ano, ou se tem um grau de fibrose acentuado, poderá precisar de recorrer a outras técnicas como o microagulhamento, a mesoterapia ou até a cirurgia plástica. A avaliação deverá ser individual de forma a poder obter o melhor aconselhamento de tratamento.

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page