top of page
  • Catarina Correia

Preparar para a fecundação

Atualizado: 5 de mai. de 2020


Como já foi referido na publicação anterior, é extremamente importante preparar-mos o nosso "Palácio"/ Útero para receber o seu "hóspede". No entanto, podemos potenciar todo o processo ao tonificarmos também os espermatozóides.

Hoje darei uma dica muito simples e prática para ajudar a preparar ambas as partes para o momento mais importante... a fecundação!

Esta dica não requer ser feita por um profissional de medicina tradicional chinesa, basta apenas que compre sticks de moxa. O ideal é utilizar moxa pura de boa qualidade, porém nem sempre é possível dado que esta moxa tem um cheiro muito forte e faz muito fumo. Como alternativa poderá recorrer a moxa carbonizada, não é tão eficiente, e sinceramente aquando a minha estadia nos hospitais na China nunca vi ser utilizada, mas sempre é melhor do que não fazer moxabustão de todo.

Depois de obter os sticks de moxa, vai fazer as contas para perceber qual é o seu período fértil (caso tenha alguma dificuldade poderá deixar nos comentários ou enviar e-mail e eu ajudo a calcular). O ideal é durante as 3 semanas anteriores ao pico do período fértil iniciar a moxaterapia.

Moxaterapia de preparação para a fecundação:

1- O casal deverá iniciar na mesma altura, ou seja, 3 semanas antes do pico fértil da mulher;

2- Identificar os pontos a serem trabalhados:

Na mulher será o ponto Mingmen que significa "Porta da Vida" e este localiza-se nas costas na segunda vértebra lombar;

No homem será Qihai que significa "Mar de Energia" e localiza-se abaixo do umbigo um polegar e meio;

Veja as imagens abaixo para perceber melhor a localização dos pontos.

3- Acender a moxa, como se fosse um charuto, e colocar nos pontos indicados a uma distância de 5-10 cm, conforme se sentir confortável. É necessário sentir bastante calor na zona, mas não precisa de ficar desconfortável com o excesso de calor. Fica a aquecer o ponto durante 10 minutos;

4- Apagar a moxa como se fosse um charuto. Verifique se de facto a moxa ficou bem apagada, pois por vezes somos induzidos em erro. Vamos prevenir eventuais acidentes!

5- Repetir o processo de 2 em 2 dias até ao dia do pico ovulatório.

52 visualizações0 comentário
bottom of page