• Catarina Correia

Infertilidade | TROMBOFILIA | Histórias Inspiradoras

Esta é uma história muito sofrida, mas que nos traz esperança para que se encare a vida com mais resiliência. A cada queda, por cada ferida, entre lágrimas e desespero, a esperança prevaleceu e o SONHO está a ser REAL.

E o orgulho que sinto por fazer parte destas vidas...



🔸️2017 - Início das tentativas para engravidar;


🔸️Mai/2017 - Positivo. Aborto retido 7 semanas;


🔸️Dez/2017 - Positivo. Aborto espontâneo 5 semanas;


🔸️Fev/2018 - Positivo. Aborto espontâneo;


🔸️Jan/2019 - Positivo. Aborto espontâneo;


🔸️Abril/2019 - Início das consultas de infertilidade no Hospital local;


🔸️Out/2019 - Detetaram anomalia genética (probabilidade de risco <1%) - Encaminhamento para hospital central para FIV;


🔸️Mar/2020 - Iniciámos os tratamentos de MTC, sendo que foi apenas realizado 1 tratamento (devido à pandemia COVID-19). Retomamos no final de Maio;


🔸️Set/2020 - 1ª consulta de PMA. Encaminhamento para outro hospital perito em genética.


🔸️Out/2020 - Positivo! Gravidez espontânea. Aborto. Descoberta de trombofilia.


Mar/2021 – Positivo! Gravidez espontânea.


Este caso é um caso que me emociona muito! É difícil assistir de perto o quanto uma pessoa (na verdade 2, mas como só atendo um dos elementos do casal é normal conectar-me mais a esse elemento) quer ser mãe! Aquela mulher já vibrava na frequência de mãe, mas só poucas pessoas puderam ver.


Em Outubro fiquei felicíssima com a notícia do positivo. Mas para mim não basta ter positivo, eu quero o vosso sonho no colo. Foi uma vitória pois, após 4 abortos, foram 21 meses que esta paciente esteve sem conseguir engravidar novamente e quando o positivo veio foi alegria total. O corpo tinha voltado a conseguir gerar vida, era o sinal de que estava pronto. Mas confesso que no meio do turbilhão de alegria eu fiquei preocupada.


Fiquei preocupada porque o quadro que a paciente apresentava na perspetiva da medicina chinesa era um quadro que é muito compatível com trombofilia na perspetiva da medicina convencional. Eu não podia afirmar que era disso que se tratava, mas não me saía da cabeça essa questão.


Foi difícil para mim, ter que tocar num ponto tão sensível, ela/eles estavam a viver uma fase de alegria, como é que eu ia abordar esta questão… Por outro lado, tentava minimizar o meu sentimento com o facto de ela já ter sido seguida a nível clínico, já tinha feito estudo genético e outras 30 mil avaliações, certamente que este despiste já teria sido realizado e não havia registo nas informações clínicas que ela me apresentou.


Mas mesmo assim, não fiquei tranquila… Tínhamos feito consulta na terça e na quarta tive uma insónia (algo extremamente invulgar em mim), não conseguia parar de pensar neste caso. Então decidi contactar a paciente: “Certamente é excesso de zelo, mas gostava que fosse vista por um obstetra assim que possível. Leve-lhe todo o historial. Mas não fique preocupada, certamente sou eu que sou muito cautelosa e prefiro pecar por excesso do que por falta”.


Aquela chamada custou-me tanto. Como é que eu podia estar a gerar preocupação numa paciente que já passou por tanto. Ela lá conseguiu agendar consulta obstétrica para sexta-feira, mas já não chegou à consulta. Na sexta-feira, abortou. No hospital imprimiram um documento que confirmava o quadro de trombofilia. Já anteriormente identificado, mas nunca comunicado. Doeu muito!


Com esse dado as coisas já seriam diferentes. Já tínhamos novas informações. Agora era só voltar a gerar vida! Em março 2021 o positivo chegou, a esperança estava renovada e a fé mantém-se forte!


Depois de 4 anos e 1 mês de percurso e 5 anjinhos, o tão desejado positivo chegou de forma natural!


Assim começa uma linda história. E eu prometo que cá estarei para caminhar de mãos dadas até ter o seu #sonhonocolo. Estamos juntas!





#fertilidade #positivo #infertilidade #fertilidadenatural #tcm #mtc #acupuntura #acupunctura #medicinachinesa #medicinatradicionalchinesa #acupunturaparafertilidade #positivochegou #bebenocolo #ccclinica #catarinacorreiamtc #trombofilia


49 visualizações0 comentário